Que Mogeiro respira arte e é um celeiro de grandes talentos, é fator incontestável.
Mas, como tudo que é bom deve ser mostrado, alunos da rede municipal de ensino, professores, gestores, monitores do Programa MAIS EDUCAÇÃO e a equipe técnica e pedagógica da Secretaria de Educação deram um verdadeiro show de cultura e arte em mais uma edição do Sarau Literário intitulado "Todos somos um só: diferenças que nos une", realizado no Pátio do Mercado Público, no último dia 18.
Com início às 20h, o evento teve decoração temática exaltando a cultura negra: exposições de pinturas , instrumentos e artesanatos embelezaram o ambiente. Mesas e cadeiras foram distribuídas por todo o pátio, para que os presentes pudessem prestigiar o evento com conforto.
Gláucio Martins e Gilvaneide das Graças (Supervisora de Educação) mediaram novamente a solenidade, mas desta vez tiveram a brilhante ajuda de dois alunos da escola Iraci Rodrigues: Carol e Carlos. Mais uma vez tendo como temas o Amor e a Afrodescendência, Solano Trindade, um dos nomes representantes da cultura Afro no Brasil, foi maior homenageado da noite; mas os presentes também declamaram poemas de grandes artistas como: Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, e Cecília Meireles.
Como as noites de sexta-feira antecedem a feira livre da cidade (realizada aos sábados), e o ambiente é conhecido como "BACURAU", na abertura do Sarau, a aluna Carol explicou o significado da palavra e sua relação simbólica com o Pátio do Mercado. "Bacurau", uma ave noturna que habita ambientes quentes, foi utilizada como adjetivo para designar o espaço onde os Mogeirenses desfrutam de lazer às sextas, visitando os famosos "espetinhos", ouvindo música, e divertindo-se entre amigos. Por ser um local já propício ao entretenimento, nada melhor que trazer um evento desta natureza e porte para animar ainda mais a noite da população, e o resultado foi, sem dúvidas, espetacular.
Ao todo foram 37 apresentações, entre danças, músicas e poesias. Um dos ápices da noite foi a música "Carcará" -como forma de valorização da cultura nordestina-, interpretada por Fábio Júnior e Vanessa Layane; que arrancaram além de aplausos, muitos assobios e gritos da platéia, devido à belíssima coreografia. Maciel e Worik, nossos artistas musicais, novamente deram um show à parte no repertório musical escolhido, juntamente com Adrielle Rodrigues, também aluna da Escola Iraci Rodrigues.
Além de música poesia, os convidados deleitaram-se com petiscos servidos durante o sarau.
O evento foi mais um dos momentos dentro do Projeto “Educação Pela Cultura”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mogeiro, a Secretaria de Educação e o Instituto Alpargatas. Mais uma vez um grandioso espetáculo, que ficará na memória de todos que prestigiaram.