sábado, 26 de março de 2016

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO REALIZAM FESTIVIDADES REFERENTES A PÁSCOA 2016

POR QUE COMEMORAR A PÁSCOA EM AMBIENTE ESCOLAR?

Por que tratar uma celebração religiosa em ambiente escolar, já que o Estado brasileiro é oficialmente laico, isto é, não pertencente a nenhuma religião, assim como as escolas públicas e muitas particulares? 

"Não podemos ignorar os fenômenos culturais de nosso país", responde Vânia Barone Monteiro, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. "Tratamos os símbolos da Páscoa, como o ovo e o coelho, principalmente do ponto de vista  de conhecimentos gerais, de curiosidades que atraem os alunos", esclarece ela. (http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/pascoa-escola-624397.shtml)

Desta forma, como buscamos formar alunos LETRADOS, isto é, aptos a atuarem nas mais diversas esferas sociais, estamos sempre atentos a todos os movimentos culturais de nosso país, respeitando as mais diversas vertentes.

Veja abaixo algumas fotos das comemorações referentes à Páscoa 2016 em algumas escola da Escolas da Rede Municipal de Ensino:

























Para ver mais fotos, acesse o perfil EDUCA MOGEIRO no Facebook

sexta-feira, 11 de março de 2016

MULHERES DA ESCOLA MARIA DAS DORES CHAGAS PARTICIPAM DE PALESTRA DIRECIONADA AO PÚBLICO FEMININO

A parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde é constante m Mogeiro.

O Programa SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF), do centro da cidade, ofereceu ontem pela manhã uma palestra sobre SAÚDE DA MULHER  na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas. Mães, avós, tias, e mulheres do corpo docente da escola participaram do evento.

A palestra foi proferida por Fabiana Neves, enfermeira do PSF, que falou de temas como câncer e doenças sexualmente transmissíveis. Contou ainda com a participação do odontólogo Odinei Araújo. 

Fabiana destacou a importância de fazer os exames preventivos todos os anos, e  lembrou o setor de saúde está sempre a disposição da população. Basta procurar o PSF de seu bairro. 












Texto e fotos: Rianny Silveira



quarta-feira, 9 de março de 2016

EDUCAÇÃO INFANTIL TAMBÉM NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya continua, e toda a cidade está envolvida no embate, inclusive as escolas.

Hoje foi a vez do anexo de Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria das Dores Chagas realizar atividades de conscientização acerca do tema.
Os alunos iniciaram a manhã fazendo panfletagem na rua, levando informações aos transeuntes. Logo após assistiram uma palestra com agentes da Secretaria de Saúde, fizeram apresentações dentro da escola (paródia, dramatização, recitais), e ainda saíram "à caça" de focos do mosquito nas dependências do prédio onde funciona a instituição.

A Coordenadora de Educação Infantil, Fernanda Santos, que acompanhou todo o projeto, revelou que houve a participação efetiva de todos os alunos e corpo decente, que se mostraram bastante engajados desde o princípio. "A intenção é que os alunos multipliquem o que aprenderam em casa, entre os amigos, com os vizinhos", disse ela.









Texto e Fotos: Rianny Silveira


Para ver mais fotos acesse o perfil EDUCA MOGEIRO no Facebook.


terça-feira, 8 de março de 2016

SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL É INAUGURADA NA ESCOLA MARIA DAS DORES CHAGAS

Foi inaugurada ontem (7) a Sala de Recurso Multifuncional (SRM), ou Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas.
Já em atividade, a Sala está apta e com profissionais capacitados para atuarem de forma efetiva, o que gera mais um salto positivo no setor educacional da cidade de Mogeiro. 

O Atendimento Educacional Especializado é um direito constitucional do público-alvo da Educação Especial. Não se caracteriza como uma espécie de "reforço escolar", mas sim um local dotado de recursos e estratégias  para desenvolver um trabalho complementar à formação de aluno com deficiência. 
Várias Leis e Documentos Internacionais estabeleceram os direitos das pessoas com deficiências no nosso país, como: Constituição da República (1988), Lei Nº 7.853/89 (1989), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - 1990), Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Bases (LDB - 1996).

As professoras Cynara Cristina e Maria Luciana destacam o prazer de contribuir com este recurso pedagógico que vem trazendo inovação e melhorias para a escola. "Todos têm o direito de aprender a ler e escrever, utilizando a aprendizagem em suas práticas sociais. Me sinto lisonjeada por poder participar deste processo direcionado à crianças com deficiências", disse Cynara.
Luciana ressaltou:"Sempre me identifiquei com este tipo de educação, e agora é uma verdadeira realização auxiliar crianças a se desenvolverem dentro de suas especificidades. A Sala de Recurso Multifuncional (SRM) vem trazendo inúmeros benefícios e dá uma nova face à inclusão em nossa cidade."


***



Para um entendimento mais claro sobre a aplicabilidade da Sala de AEE, abaixo uma transcriação clara, retirada da internet: 



O que é o AEE (Atendimento Educacional Especializado)

Um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

O que faz o AEE

• apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades

• disponibiliza o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização


• adéqua e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades especificas dos alunos

• oportuniza ampliação e suplementação curricular (para alunos com altas habilidades)

O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.

Para quem

O AEE se destina a alunos com deficiência, aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial ou total)

Alunos com transtorno gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da educação especial), também podem ser atendidos por esse serviço.

(Fonte: http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/secretaria/educacao-especial/1668-atendimento-educacional-especializado) 








Texto e Fotos: Rianny Silveira 

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MOGEIRO PARABENIZA TODAS AS MULHERES MOGEIRENSES


A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MOGEIRO PARABENIZA  TODAS AS MULHERES MOGEIRENSES NESTA DATA SIMBÓLICA!
GUERREIRAS, VOCÊS MERECEM TODAS AS HOMENAGENS!  


segunda-feira, 7 de março de 2016

INSTITUTO ALPARGATAS RENOVA PARCERIA COM A EDUCAÇÃO DE MOGEIRO

Foi renovada na manhã de hoje a parceria entre o INSTITUTO ALPARGATAS  e a Educação do nosso município

Em uma reunião que aconteceu na Secretaria de Educação hoje pela manhã, com a presença do Prefeito Antonio Ferreira, a Secretária de Educação, Fátima Silveira, a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação, o Diretor Executivo do Instituto, Berivaldo Araújo, e mais alguns membros do IA, foram definidos planos e metas para 2016. 

A reunião focou nas novidades do Programa Educação Pelo Esporte e no aumento do atendimento do Programa Educação pela Cultura. Finalizando, o Prefeito e a Secretária assinaram, junto a Berivaldo, os termos de parceria, renovando o contrato de mais um ano de muito trabalho e responsabilidades.

O Prefeito Antônio mais uma vez agradeceu o constante aparceiramento com o IA, e todos os investimentos feitos na esfera educacional de Mogeiro. Assegurou ainda dar todo o suporte necessário para e efetivação dos excelentes projetos que o Instituto desenvolve na cidade.

Prefeitura Municipal de Mogeiro, Secretaria de Educação e Instituto Alpargatas: parceria que deu certo!
Avante que o trabalho não para! 










Texto e fotos: Rianny Silveira 

  





sexta-feira, 4 de março de 2016

ESCOLAS MOGEIRENSES ESTÃO ATIVAS NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI


As Escolas da Rede Municipal de Ensino estão ativas, juntamente com a Prefeitura Municipal de Mogeiro, através das  Secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças Dengue, Zika e Chykungunya. 


Em parceria, algumas atividades já estão desenvolvidas na caça à esse grandioso male, como forma de prevenção, combate e eliminação dos possíveis criadouros.


Na última quarta-feira (2), através de um projeto da Secretaria de Saúde, aconteceu uma mobilização no Bairro do Loteamento Maria Peixoto, onde alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraci Rodrigues de Farias Melo, juntamente com a equipe de técnicos da Secretaria de Saúde, Chefes de outras Secretarias, Vereadores e o Prefeito Antônio Ferreira, vistoriaram casas do Bairro,  orientando os moradores sobre os perigos ocasionados pela falta de inspeção nos quintais. 

O objetivo é a conscientização geral da sociedade em geral, para que todos juntos, numa parceria ativa e eficaz, possam ajudar a combater os criadouros e destruir completamente os focos do mosquito na cidade.
Na ocasião, o Prefeito Antônio Ferreira destacou a relevância da consciência social dos mogeirenses enquanto agentes participativos na luta contra o Aedes Aegypti. 

O trabalho em Mogeiro não para. Em unidade, a Prefeitura Mucipal  e Secretarias estão em ação constante na busca por melhorias para a cidade. 

Abaixo, algumas fotos de atividades das Escolas Iraci Rodrigues e Maria das Dores Chagas.







 










Texto: Rianny Silveira e Luciano Domingues
Fotos: Luciano Domingues e Escola Maria das Dores Chagas


Para ver mais fotos, acesse nosso perfil EDUCA MOGEIRO no Facebook.