quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

I MOSTRA DO POTENCIAL TURÍSTICO MOGEIRENSE: COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AOS 55 ANOS DE MOGEIRO

Na última segunda-feira (12), dia em que Mogeiro completou 55 anos de emancipação política, aconteceu na cidade a I MOSTRA DO POTENCIAL TURÍSTICO MOGEIRENSE. O evento, realizado pela PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGEIRO, através da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO e a CASA DO EMPREENDEDOR em parceria com o SEBRAE, visou ser o pontapé inicial para estimular o desenvolvimento turístico do município. 

Várias atividades foram realizadas durante todo o dia. Às 8h, aconteceu o Hasteamento do Pavilhão Nacional, no Prédio da Prefeitura Municipal, com a presença das autoridades locais, acompanhados pela Banda Marcial de Mogeiro. Em seguida, houve uma Missa em Ação de Graças, realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. 
Durante a tarde, na Escola Maria das Dores Chagas, foram oferecidas oficinais de produção de artesanato associado ao turismo, gastronomia com base nos produtos da terra, e potencial turístico local. 
À noite, o pátio do Mercado Público foi cenário para a I Mostra, contando com exposição, divulgação e comercialização de produtos de gastronomia, artesanato e esportes radicais (rapel e motocross). Houve ainda apresentações culturais de artistas da cidade, como capoeira, toadas, danças afro, MPB, e encerrando com o tradicional forró pé-de-serra. 

Fernanda Melo, consultora do SEBRAE, mostrou-se muito satisfeita com os resultados da Mostra. "Pretendemos gerar um desenvolvimento territorial sustentável, criando emprego e renda nos municípios da Vale do Paraíba, e Mogeiro hoje já mostrou um pouco das suas potencialidades", disse ela.
Fábio Cunha, Chefe de cozinha que realizou a oficina de gastronomia, destacou que o objetivo desta foi resgatar as memórias gustativas dos produtos locais, trabalhando com a macaxeira, o peixe Tilápia, o amendoim, entre outros.
"A oficina de artesanato foi fundamental para abrir nossa visão acerca da importância do nosso trabalho como artesãos, assim como para nos mostrar que devemos criar a nossa própria identidade artística, introduzindo itens característicos naquilo que produzimos", contou Ana Beatriz, artesã mogeirense que participou da oficina de artesanato do designer Wayne Formiga. 

A Mostra está relacionada a um projeto maior chamado "As aventuras de Zé Lins", que busca desenvolver um turismo sustentável e integrado no território do Vale do Baixo Paraíba, entre os municípios: Pedras de Fogo, Juripiranga, Pilar, Itabaiana, Salgado de São Félix, Mogeiro, Ingá e Itatuba. 

Veja algumas fotos do evento:


Hasteamento do Pavilhão Nacional
O Prefeito, Antonio Ferreira e a primeira dama, Kalina, na missa

Missa em Ação de Graças


Oficina de Turismo

Oficina de Gastronomia

Oficina de artesanato

Artesã mogeirense Ana Beatriz
                                                 

Artesanato local

Exposição fotográfica com temática religiosa

Gastronomia local

Esporte radical : rapel


Atrações culturais locais

Apresentação de Capoeira


Para ver mais fotos, acesse o perfil EDUCA MOGEIRO no Facebook


Texto e fotos: Rianny Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário