quarta-feira, 29 de julho de 2015

PROGRAMA EDUCAÇÃO PELA CULTURA REALIZA FORMAÇÃO COM TEMÁTICA INDIODESCENDENTE


O Programa EDUCAÇÃO PELA CULTURA permanece a todo vapor aqui na cidade de Mogeiro. Na primeira etapa, o foco foi a cultura Afrodescendente e suas reminiscências: as cinco escolas participantes trabalharam nesta perspectiva durante o primeiro semestre letivo, e já estão realizando as culminâncias dos projetos desenvolvidos. 

Após a conclusão desta primeira etapa, com os frutos colhidos durante o percurso já sendo exibidos, o Instituto Alpargatas, parceria sempre pontual e presente na Educação de Mogeiro, já ofereceu aos professores e gestores do nosso município a formação que desencadeará a segunda fase do Programa. A temática a ser desenvolvida agora é "HISTÓRIA DA CULTURA INDIODESCENDENTE, LEIS ESPECÍFICAS E O CURRÍCULO ESCOLAR".

O evento foi realizado no Centro de Convenções, no último dia 23 deste mês (quinta-feira), visando oferecer aos profissionais a capacitação necessária para que o Programa seja finalizado com êxito.
Participaram do encontro:  A Secretária de Educação, Fátima Silveira, e o Articulador dos Projetos do IA (Instituto Alpargatas), Gláucio Martins; Vera Apolinário, Coordenadora de Projetos do Instituto Alpargatas; Rilma Suely de Souza Melo, Professora Mestra em Sociologia;  Emília Galdino e Maria Cristina, Coordenadoras do Projeto na cidade; Gestores, Professores e Monitores do Programa Mais Educação referentes às cinco escolas participantes ; além das orientadoras e supervisoras educacionais.

A apresentação ficou por conta da Secretária Fátima Silveira, que, após as saudações iniciais, parabenizou a todos pelo desenvolvimento do Programa, e agradeceu a parceria do Instituto Alpargatas por sempre plantar boas sementes na educação mogeirense. Em seguida, Vera Apolinário, representando o Diretor Executivo da Alpargatas, Berivaldo Araújo, também felicitou os presentes pelo trabalho que vêm sendo feito, e pediu que todos tenham o mesmo afinco agora durante a segunda fase de execução, para que seja ela seja igualmente promissora.

A Professora Rilma Suely, responsável pela formação, deu continuidade às atividades do dia, e começou entregando o material que servirá de base para os estudos da temática. Na apostila, além de textos, fotografias, letras de músicas e sugestões para atividades; está o retrospecto da história indígena, projetos e gráficos que ratificam as informações expostas. Toda a programação da formação está fundamentada na Lei 11645/2008, que rege a Educação Afrobrasileira e Indígena.

Rilma abriu uma discussão antropológica, discorrendo um pouco sobre a história dos índios;  dando enfoque às tradições e a religiosidade. Ela destacou que a cultura indiodesdencente só começou a ser estudada mais precisamente na década de 60, com o início do Projeto Rondon, e a partir de então é que foram surgindo leis de preservação. Durante todo o dia houve bastante interação entre todos os presentes, com relatos de experiências, trabalhos em equipe, e principalmente nas atividades mais lúdicas; como a "Dança do Lambalu", onde a professora repassou a maneira com que os aborígenes se divertem, entram em conexão com seus deuses, fazem pedidos e vivenciam toda a espiritualidade da floresta. O Coffee Break e o almoço ficaram por conta da equipe do Instituto Alpargatas, e o dia foi encerrado em clima de muita descontração, com apresentações de dinâmicas em grupos.  


"O Instituto Alpargatas financia o cumprimento da Lei 11645/2008, que determina o trabalho e as matrizes africanas e indígenas no currículo escolar, e buscamos estar sempre dentro das diretrizes do PNE (Plano Nacional de Educação, LEI Nº 13.005), que traz diversas estratégias sobre como conhecer e repassar as questões da diversidade do povo brasileiro. Esta formação pretende sensibilizar e sugerir reflexões e ações para o professor trabalhar a temática indígena nas escolas, de forma consciente e cidadã", disse em entrevista a professora Rilma, que lida com esta temática há mais de dezenove anos.


Professora Rilma Suely, responsável pela formação; Secretária de Educação, Fátima Silveira, e Vera Apolinário, representante do Instituto Alpargatas


Professora Rilma Suely 


Cartilha de material Indiodescendente


Coffee Break


Trabalhando a Musicalidade e a Espiritualidade Indígena

Almoço oferecido pelo Instituto Alpargatas


Dinâmicas

Dinâmicas em grupo

Texto e fotos: Rianny Silveira


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