segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ESCOLA MARIA DAS DORES CHAGAS REALIZA O SEU 1º SARAU POÉTICO

Na última sexta-feira (06) foi realizado o "1º SARAU POÉTICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARIA DAS DORES CHAGAS" , como extensão do projeto de Saraus da Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu durante a tarde, no prédio da própria escola.
Protagonizou este Sarau - Cecília Meireles considerada um dos maiores nomes da poesia em língua portuguesa. 

"Ou Isto ou Aquilo", foi a obra que abrilhantou a tarde. Os poemas que compõe a obra estão presentes na memória e imaginário de nossas crianças e de todo o mundo, que se sentem envolvidas pela poesia simples da autora, obra que recomendamos.

O evento teve a participação de todas as séries, e abriu espaço para  apresentações de poemas indígenas, como: "O canto do Piaga" de Gonçalves Dias, e a dramatização "A Lenda da Vitória-Régia". As turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também deram suas contribuições, com músicas e exibições de cunho cultural popular. 

A escola enquanto espaço privilegiado à formação de leitor deve oportunizar situações de leitura plurissignificativas mediadas pelos professores, de modo a contribuir significativamente no  papel de despertar o gosto pela leitura, tendo os textos poéticos como caminhos a serem trilhados. 

Brincando com as palavras, ritmos e sons, a autora cria um universo encantador com A BAILARINA, A CASA DA AVÓ, A LUA DEPOIS DA CHUVA, O CAVALINHO BRANCO, O MENINO AZUL, O JARDIM DA IGREJA,A FLOR AMARELA, entre outros poemas que somente a sensibilidade do gosto pela poesia tem o dom de revelar. 


OU ISTO OU AQUILO (CECÍLIA MEIRELES)

Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . . e vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqüilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

(MEIRELES, Cecília. Ou Isto ou Aquilo. p63. São Paulo: Global, 2012)
Confira abaixo algumas fotos do Sarau:


















Confira mais fotos no Perfil "EDUCA MOGEIRO" no Facebook. 


Texto: Rianny Silveira e Gilvaneide das Graças
Fotos: Facebook da Escola Maria das Dores Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário