segunda-feira, 31 de agosto de 2015

EM PARCERIA COM O SEBRAE, A PREFEITURA DE MOGEIRO INAUGURA A CASA DO EMPREENDEDOR

No último dia 21 de Agosto, sexta-feira, numa parceria entre a PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGEIRO e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)  foi inaugurada em Mogeiro a CASA DO EMPREENDEDOR. 

O evento aconteceu na Rua José Silveira, centro de Mogeiro, local onde a Casa foi instalada, e contou com a presença do Prefeito Antônio Ferreira;  Emmanoel Moura e Leonel, gerentes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste;  Chefes das Secretarias; Vereadores; autoridades locais;  e comerciantes em geral. 

A abertura ficou por conta da Banda Marcial de Mogeiro, sob a regência do maestro Flaviano Cavalcante, que executou o Hino nacional Brasileiro e o Hino Mogeirense. Após a composição da mesa, a palavra foi cedida ao Prefeito Antônio e demais membros representantes, que destacaram a satisfação em participar de um momento histórico na cidade, e também se colocaram à disposição da população. "Somos uma gestão que trabalha incansavelmente por esta terra, e eu me sinto honrado em termos firmado esta parceria com o SEBRAE, visando o enorme desenvolvimento que traremos à nossa cidade, e, principalmente, visando legalizar os microempreendedores individuais mogeirenses", ressaltou o prefeito. 

Em seguida, houve a apresentação dos Agentes de Desenvolvimento que irão auxiliar nas atividades da casa, e uma palestra foi proferida pelo representante do SEBRAE, Pablo Queiroz. Ele explicou aos presentes a serventia da Casa, assim como os requisitos necessários para se tornar um MEI: Micro Empreendedor Individual, fator este de extremo interesse aos comerciantes locais.  Os participantes do curso "Sei controlar meu dinheiro", oferecido durante a semana, receberam  os certificados  logo após a palestra.
Finalizando a inauguração, o laço simbólico foi cortado,  e os presentes puderam ter acesso às dependências da Sala do Empreendedor. Um coquetel foi servido em  clima de descontração, ao som dos músicos Maciel e Worik. Ainda como forma de incentivar os micro comerciantes a procurarem a Casa, o Prefeito Antônio, juntamente com a Primeira-Dama Kalina, e alguns vereadores, fizeram uma visita a "Feira do Bacurau", que acontece nas noites de sexta-feira, no pátio do Mercado Público de Mogeiro.

SALA DO EMPREENDEDOR será um dispositivo de desenvolvimento econômico, que cria um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo, por meio de políticas públicas de estímulo à abertura e sustentabilidade da micro e pequena empresa no mercado. No local serão disponibilizadas informações, orientações e serviços de forma simplificada e integrada aos pequenos negócios. Poderão ser atendidos tanto grandes e pequenos empresários, como também os microempreendedores individuais e comerciantes informais.


















Texto e Fotos: Rianny Silveira


PARA VER MAIS FOTOS, ACESSE O PERFIL "EDUCA MOGEIRO" NO FACEBOOK. 

1º FESTIVAL DE ATLETISMO DA ESCOLA IRACI RODRIGUES DE FARIAS MELO

Foi realizado na última quinta-feira (27), durante o turno da manhã,  o 1º FESTIVAL DE ATLETISMO da ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRACI RODRIGUES DE FARIAS MELO, no Campo de Futebol localizado em Mogeiro de Baixo.

Elaborado pelos professores de Educação Física, Luciana Régis e Auricélio Meneses, e tendo apoio dos Monitores do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO na organização,  o evento contou com a participação de alunos do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental, e foi dividido em quatro modalidades: Corrida de 100 metros, Revezamento 4 x 100, Salto em distância e Arremesso de peso.

O Festival surgiu a partir do Projeto "Atletismo, uma prática saudável na vivência escolar", desenvolvido por Luciana e Auricélio na Escola Iraci Rodrigues. "Vínhamos trabalhando o Atletismo durante as aulas de Educação Física já há dois meses, e hoje realizamos com muita satisfação a culminância do nosso projeto", destacou a professora Luciana. 
Auricélio agradeceu o total apoio da Secretaria de Educação de Mogeiro e do Instituto Alpargatas, parcerias fundamentais para a realização do evento. "O objetivo maior do Festival foi incentivar a prática do Atletismo no âmbito escolar, e mostrar aos alunos outras modalidades além do já conhecido futebol", disse o professor. 

As professoras Cristina Pereira, Juliana Melchiades e Roseli Laurentino, das Escolas Antônio Barbosa de Oliveira e Maria de Melo, da cidade de Salgado de São Félix, também vieram prestigiar a culminância, juntamente com  alguns alunos do 8º e 9º ano das referidas escolas.
Após as premiações, os alunos participaram de um lanche, finalizando a manhã com bastante alegria. 


























Professores e Monitores do Programa MAIS EDUCAÇÃO da Escola Iraci Rodrigues, organizadores do evento

Luciana Régis e Auricélio Menezes, professores responsáveis pelo Festival


Texto e fotos: Rianny Silveira


PARA VER MAIS FOTOS, ACESSE O PERFIL "EDUCA MOGEIRO" NO FACEBOOK. 

FORMAÇÃO BRINCADEIRAS POPULARES E INTERDISCIPLINARIDADE

Foi realizada na última sexta-feira (21) uma formação para gestores, professores do ensino infantil e primeira fase do ensino fundamental,  com a temática "Brincadeiras populares e interdisciplinaridade". O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas, e teve como ministrantes Ana Ivazaki, professora e estudiosa das questões étnico-raciais, e Adizabel Cristina, professora da Educação Infantil em Campina Grande.

A formação aconteceu durante os turnos manhã e tarde,  e contou com a presença de membros da Secretaria de Educação, a Coordenadora de Ensino Infantil, Fernanda Santos, e a Coordenadora de Projetos do Instituto Alpargatas, Vera Apolinário.  
Teve como objetivo mostrar as contribuições de cada elemento étnico do folclore brasileiro e as principais contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança, focando na ludicidade, nos contextos educacionais, nas brincadeiras livres e no envolvimento do aluno.

Durante a manhã foi desenvolvida a parte teórica do encontro, a partir da apostila base desenvolvida pelas ministrantes, e entregue a cada um dos participantes.
No turno vespertino, realizaram oficinas para confecção de brinquedos tradicionais utilizando materiais recicláveis, como tecido e garrafas PET. Entre estas, destacou-se a Oficina da Boneca Abayomi: uma boneca de pele negra e aspectos afro. Sem costura alguma, feita apenas de nós e tranças, sem olhos, nariz, ou boca (pois favorece o reconhecimento das múltiplas etnias africanas), a Boneca Abayomi é símbolo da resistência, tradição e poder feminino.  Questões sobre construção de gênero e preconceito racial também foram levantas e debatidas dentro da perspectiva lúdica. 
A formação foi mais uma ação dentro do Programa "Educação pela Cultura", uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mogeiro, Secretaria de Educação e o Instituto Alpargatas. Coffee break e almoço foram oferecidos durante o dia pelo IA. 

   

























Texto e fotos: Rianny Silveira

PARA VER MAIS FOTOS, ACESSE O PERFIL "EDUCA MOGEIRO" NO FACEBOOK.