A formação aconteceu durante os turnos manhã e tarde, e contou com a presença de membros da Secretaria de Educação, a Coordenadora de Ensino Infantil, Fernanda Santos, e a Coordenadora de Projetos do Instituto Alpargatas, Vera Apolinário.
Teve como objetivo mostrar as contribuições de cada elemento étnico do folclore brasileiro e as principais contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança, focando na ludicidade, nos contextos educacionais, nas brincadeiras livres e no envolvimento do aluno.
Durante a manhã foi desenvolvida a parte teórica do encontro, a partir da apostila base desenvolvida pelas ministrantes, e entregue a cada um dos participantes.
No turno vespertino, realizaram oficinas para confecção de brinquedos tradicionais utilizando materiais recicláveis, como tecido e garrafas PET. Entre estas, destacou-se a Oficina da Boneca Abayomi: uma boneca de pele negra e aspectos afro. Sem costura alguma, feita apenas de nós e tranças, sem olhos, nariz, ou boca (pois favorece o reconhecimento das múltiplas etnias africanas), a Boneca Abayomi é símbolo da resistência, tradição e poder feminino. Questões sobre construção de gênero e preconceito racial também foram levantas e debatidas dentro da perspectiva lúdica.
A formação foi mais uma ação dentro do Programa "Educação pela Cultura", uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mogeiro, Secretaria de Educação e o Instituto Alpargatas. Coffee break e almoço foram oferecidos durante o dia pelo IA.
Texto e fotos: Rianny Silveira
PARA VER MAIS FOTOS, ACESSE O PERFIL "EDUCA MOGEIRO" NO FACEBOOK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário