terça-feira, 4 de agosto de 2015

ESCOLA JOÃO VICENTE DE BRITO ANIMA COMUNIDADE DA SERRA DO CABRAL COM CULMINÂNCIA DE PROJETO


Após duas escolas já terem realizado as culminâncias de seus projetos sobre Afrodescendência, na última quarta-feira (28/07), foi a vez da ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL JOÃO VICENTE DE BRITO encerrar a primeira fase do Programa "EDUCAÇÃO PELA CULTURA". 
Com o Projeto intitulado "DANÇO, TOCO, DEGUSTO E BATUCO COM A NEGRITUDE", o prédio da E.M.E.I.E.F.J.V.B., localizada no Sítio Serra do Cabral, sediou mais um evento de sucesso.

Além dos familiares de alunos, muitos membros da comunidade estiveram presentes, mesmo com a chuva incessante que caiu durante todo o dia. A Secretária de Educação, Fátima Silveira; o Articulador de Projetos; Gláucio Martins;  as Coordenadoras do Programa EDUCAÇÃO PELA CULTURA, Emília Galdino e Maria Cristina; a Supervisora Educacional Taciana Vieira; a Coordenadora de Projetos do Instituto Alpargatas, Vera Apolinário; os Vereadores José Avelino (Zé de Taciana) e Maria Inês; o Chefe de Gabinete do Prefeito, Alberto Ferreira, e o Prefeito Antônio Ferreira também prestigiaram a culminância.

Como o próprio nome do projeto sugere, a escola abordou cada um dos sentidos citados. Os temas foram divididos por salas, distribuídos da seguinte forma:
1- Sala da Beleza Negra, com adereços para os visitantes se enfeitarem;
2- Sala de comidas típicas e artesanatos,  tudo fabricado por alunos e membros da comunidade;
3- Sala dos contos: "Ananse e o Baú de histórias" e "A lenda do tambor Africano";
4- Sala da música e da dança: Maculelê, Maracatu e Capoeira;
5- Sala "Negros que fizeram história": artistas no geral e grandes nomes, como Zumbi dos Palmares; além dos resultados de uma interessante pesquisa desenvolvida pelos alunos nas comunidades Serra do Cabral, Serra Verde e Sítio Novo, para descobrir quantas pessoas se definem negras entre as três comunidades;
6- Sala Religiosidade, com exposição de orixás e a benzedeira da comunidade, Dona Maria do Socorro  Mouzinho Ferreira, "benzendo" quem assim desejasse; Dicionário-Afro, com palavras que herdamos dos africanos e seus significados; e exposição mostrando os países africanos de língua oficialmente portuguesa;
7- Espaço cultural, destino à apresentação de danças, como o Olodum e o Maracatu;  e dramatizações, onde os alunos encenaram os dois contos já mencionados.

A gestora da escola, Luiza Oliveira, disse se sentir muito feliz por ter envolvido toda a comunidade durante os meses de execução do projeto. "Não só os alunos, mas também seus familiares e pessoas avulsas estavam sempre conosco, cada um dando sua contribuição para que tudo desse certo. O resultado foi realmente gratificante, e nós que fazemos a Escola João Vicente de Brito só temos a agradecer", disse ela. 
Fátima Silveira, Secretária de Educação, expôs  sua emoção em constatar o sucesso na finalização de mais um Projeto Afro. Ela agradeceu a presença constante de Vera Apolinário e Berivaldo Araújo, representantes da Parceria com o Instituto Alpargatas; e parabenizou todos os envolvidos no projeto, além de felicitar o Prefeito Antônio Ferreira por estar sempre buscando melhorias e investindo na educação da cidade.
"Me sinto feliz e honrado em ver os investimentos que a Prefeitura faz para  a educação do mogeirense obtendo resultados tão fabulosos quanto este que vimos aqui hoje. É verdadeiramente sair da teoria para a prática, a real educação com sentido. Isto mostra o comprometimento de nossos parceiros, de todos que fazem a Secretaria de Educação de Mogeiro, e de vocês, cada um dos funcionários e alunos de cada escola. Parabenizo a todos com orgulho. É incontestável que estamos no caminho certo, na construção de uma cidade de bem, com civilidade, cidadania, e educação de qualidade", afirmou o Prefeito Antônio Ferreira. 

Parabéns a todos pelo belíssimo evento! Confira abaixo algumas fotos:






















A gestora Luiza Oliveira apresentando as atrações da culminância

Dramatização do conto "A lenda do Tambor Africano"



Maculelê

Dança "Waka Waka"


Dramatização do conto "Ananse e o Baú de histórias"

Maracatu

Olodum

Dança "Pérola Negra"

Capoeira


Prefeito, Vereadores, Chefe de Gabinete, Secretária de Educação e a Articuladora de Projetos do Instituto Alpargatas com membros da escola
Vera Apolinário do Instituto Alpargatas se pronunciando


Prefeito Antônio Ferreira se pronunciando

Prefeito, Vereadores, Chefe de Gabinete, Secretária de Educação e a Articuladora de Projetos do Instituto Alpargatas vistando os estandes


Prefeito, Chefe de Gabinete, Vereadores e a Secretária de Educação com a Equipe Técnica e Pedagógica da Escola


Texto e Fotos: Rianny Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário