Após duas escolas já terem realizado as culminâncias de seus projetos sobre Afrodescendência, na última quarta-feira (28/07), foi a vez da ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL JOÃO VICENTE DE BRITO encerrar a primeira fase do Programa "EDUCAÇÃO PELA CULTURA".
Com o Projeto intitulado "DANÇO, TOCO, DEGUSTO E BATUCO COM A NEGRITUDE", o prédio da E.M.E.I.E.F.J.V.B., localizada no Sítio Serra do Cabral, sediou mais um evento de sucesso.
Além dos familiares de alunos, muitos membros da comunidade estiveram presentes, mesmo com a chuva incessante que caiu durante todo o dia. A Secretária de Educação, Fátima Silveira; o Articulador de Projetos; Gláucio Martins; as Coordenadoras do Programa EDUCAÇÃO PELA CULTURA, Emília Galdino e Maria Cristina; a Supervisora Educacional Taciana Vieira; a Coordenadora de Projetos do Instituto Alpargatas, Vera Apolinário; os Vereadores José Avelino (Zé de Taciana) e Maria Inês; o Chefe de Gabinete do Prefeito, Alberto Ferreira, e o Prefeito Antônio Ferreira também prestigiaram a culminância.
Como o próprio nome do projeto sugere, a escola abordou cada um dos sentidos citados. Os temas foram divididos por salas, distribuídos da seguinte forma:
1- Sala da Beleza Negra, com adereços para os visitantes se enfeitarem;
2- Sala de comidas típicas e artesanatos, tudo fabricado por alunos e membros da comunidade;
3- Sala dos contos: "Ananse e o Baú de histórias" e "A lenda do tambor Africano";
4- Sala da música e da dança: Maculelê, Maracatu e Capoeira;
5- Sala "Negros que fizeram história": artistas no geral e grandes nomes, como Zumbi dos Palmares; além dos resultados de uma interessante pesquisa desenvolvida pelos alunos nas comunidades Serra do Cabral, Serra Verde e Sítio Novo, para descobrir quantas pessoas se definem negras entre as três comunidades;
6- Sala Religiosidade, com exposição de orixás e a benzedeira da comunidade, Dona Maria do Socorro Mouzinho Ferreira, "benzendo" quem assim desejasse; Dicionário-Afro, com palavras que herdamos dos africanos e seus significados; e exposição mostrando os países africanos de língua oficialmente portuguesa;
7- Espaço cultural, destino à apresentação de danças, como o Olodum e o Maracatu; e dramatizações, onde os alunos encenaram os dois contos já mencionados.
A gestora da escola, Luiza Oliveira, disse se sentir muito feliz por ter envolvido toda a comunidade durante os meses de execução do projeto. "Não só os alunos, mas também seus familiares e pessoas avulsas estavam sempre conosco, cada um dando sua contribuição para que tudo desse certo. O resultado foi realmente gratificante, e nós que fazemos a Escola João Vicente de Brito só temos a agradecer", disse ela.
Fátima Silveira, Secretária de Educação, expôs sua emoção em constatar o sucesso na finalização de mais um Projeto Afro. Ela agradeceu a presença constante de Vera Apolinário e Berivaldo Araújo, representantes da Parceria com o Instituto Alpargatas; e parabenizou todos os envolvidos no projeto, além de felicitar o Prefeito Antônio Ferreira por estar sempre buscando melhorias e investindo na educação da cidade.
"Me sinto feliz e honrado em ver os investimentos que a Prefeitura faz para a educação do mogeirense obtendo resultados tão fabulosos quanto este que vimos aqui hoje. É verdadeiramente sair da teoria para a prática, a real educação com sentido. Isto mostra o comprometimento de nossos parceiros, de todos que fazem a Secretaria de Educação de Mogeiro, e de vocês, cada um dos funcionários e alunos de cada escola. Parabenizo a todos com orgulho. É incontestável que estamos no caminho certo, na construção de uma cidade de bem, com civilidade, cidadania, e educação de qualidade", afirmou o Prefeito Antônio Ferreira.
Parabéns a todos pelo belíssimo evento! Confira abaixo algumas fotos:
A gestora Luiza Oliveira apresentando as atrações da culminância |
Dramatização do conto "A lenda do Tambor Africano" |
Maculelê |
Dança "Waka Waka" |
Dramatização do conto "Ananse e o Baú de histórias" |
Maracatu |
Olodum |
Dança "Pérola Negra" |
Capoeira |
Prefeito, Vereadores, Chefe de Gabinete, Secretária de Educação e a Articuladora de Projetos do Instituto Alpargatas com membros da escola |
Vera Apolinário do Instituto Alpargatas se pronunciando |
Prefeito Antônio Ferreira se pronunciando |
Prefeito, Vereadores, Chefe de Gabinete, Secretária de Educação e a Articuladora de Projetos do Instituto Alpargatas vistando os estandes |
Prefeito, Chefe de Gabinete, Vereadores e a Secretária de Educação com a Equipe Técnica e Pedagógica da Escola |
Texto e Fotos: Rianny Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário